Dêm uma sova no Marinho lol


quinta-feira, 17 de maio de 2007

O PROBLEMA DO MAU HÁLITO



"... O Portador do mau hálito acaba por ser discriminado no seu próprio grupo social..."


...Os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo. A halitose tem mais de 50 causas que precisam ser bem investigadas e tratadas. Aproximadamente 90% dos casos têm origem oral. Uma das causas mais comuns da halitose é a diminuição da quantidade de saliva, favorecendo a formação de uma placa bacteriana esbranquiçada na parte posterior da língua (saburra lingual). A saburra é formada por restos alimentares e bactérias anaeróbias proteolíticas que se alimentam das células epiteliais descamadas, também presentes na saburra. Neste processo ocorre a liberação de compostos de cheiro desagradável (composto sulfurados voláteis-CSV), produzindo mau hálito.

A halitose deve-se a vários possíveis motivos (causas primárias), que podem induzir a formação de saburra por xerostomia (diminuição do fluxo salivar).

Se o objetivo é a cura da halitose, a causa primária da cada paciente, individualmente, precisa e deve ser investigada.

Há pessoas que apresenta mau hálito e desconhecem o fato, não se apercebem do seu próprio hálito porque estão acostumados a ele. Quando o odor é constante, ocorre fadiga olfatória e por esse motivo não é percebido). As pessoas estariam prestando um favor ao portador da halitose em avisá-lo. O importante é diagnosticar o mau hálito, descobrir a causa e fazer o tratamento. Para o sucesso do tratamento, todas as orientações dadas pelo profissional ao paciente devem ser rigorosamente seguidas.

O mau hálito é um problema sério que tem solução e deve ser tratado, pois a sua repercussão psicológica e social é devastadora. O portador do mau hálito acaba por ser discriminado em seu grupo social. A halitose agride as pessoas que convivem com o portador, que começam então a se distanciar dele. Ao se tratar a saburra (e o hálito) estamos prevenindo o possível aparecimento de outras doenças sistêmicas, que têm como porta de entrada a cavidade bucal. (Dra. Jacqueline Chaves Duarte Palhares, Cirurgiã-dentista)


Por isso meus caros colegas se conhecerem alguém que tenha mau halito crónico é favor avisarem a pessoa, pois caso contrario, e como as pessoas portadoras desse mau halito não o sentem, vão ter de mamar com esse cheiro a podre eternamente.


Pedro Dias

Sem comentários: