Que os Enfermeiros fazem turnos todos nós sabemos, que os Enfermeiros nas suas 8 horas de trabalho têm períodos de maior e menor agitação também.A questão que gostaria de deixar para reflectir é o que fazer nas 8 horas de turno nocturno nos momentos de maior acalmia...
Os Enfermeiros terão que estar sempre despertos ou não?
A mim parece-me francamente que sim. 
Existe uma enorme diferença entre dormir e descansar as pernas, a verdade é que muitos quando referem que vão descansar as pernas, vão mesmo dormir.
Muitos são os serviços, nomeadamente as UCI´s, por exemplo, por esse Portugal fora e quiçá no mundo, onde os Enfermeiros em 60 % do seu turno se dividem e vão dormir. Ou seja, se estão por exemplo 6 a fazer noite, das 2h às 6h só ficam 3 (rotativo). Na primeira volta, das 2h às 4H00'', vão dormir 3 enfermeiros e nas outras duas horas os outros 3. Parece-me francamente mal, é o assumir de toda a equipa que na maior parte do turno as necessidades não são de 6 mas sim de 3 Enfermeiros.
O que acham disto? Eu não tenho dados concretos acerco do que aqui estou a expor, apenas me baseio em dados de outros autores e baseio-me na minha curta experiencia em ensino clinico que somando tudo já vão em 9 meses, em variados Serviços e em variadas instituições.
E quando se tem alunos em estágio, deverão também dormir ou não? Afinal os enfermeiros principalmente os tutores são um pilar de referência para os alunos.
Que exemplo a seguir?
A verdade é que nós alunos de Enfermagem somos pessoas como todas as outras, e como tal todos nós sabemos distinguir as coisas que são bem feitas das mal feitas, á partida não é?
Se nós vissemos as pessoas a jogarem-se para dentro de poços não nos iamos jogar. Mas infelizmente isto não acontece, muitos dos alunos de enfermagem, não encontram estratégias para vencer o cansaço, e dessa forma deixam-se levar por maus hábitos dos enfermeiros. E quando dão por eles também estão a descansar as pernas, ressonando. 
O que me preocupa é que quando acabarem o curso vão fazer o mesmo, vão-se acomodar a isto e muito mais...
Não acham que tenho razão?
Deixo então aqui um conselho para os meus colegas de escola, a todos eles, não sejam perguiçosos, não envergonhem o nome da vossa escola, e mantenham-se acordados, se agora que fazem 3 ou 4 noites num mes já arreiam imagino quando já foram profissionais. E também vos garanto uma coisa só espero é que quando eu já tiver a trabalhar não me venham para o pé ressonar e pedir para fazer o vosso trabalho, porque meus meninos o trabalho realmente custa mas é para quem trabalha não é para quem dorme. Esta é apenas uma opinião de um aluno de Enfermagem, se alguém não concordar comigo peço desde já as minhas desculpas, mas vão ter de aceitá-la na mesma...
Pedro Dias
3 comentários:
Pois é, concordo em absoluto, uma vez que, se 3 conseguem assegurar o serviço, porquê manter 6? É apenas estar a dar trabalho a mais 3 e a gastar o dinheiro dos contribuintes.
Igor Guerra (assistente social)
Quando estiverem no Modelo a passar pacotes do leite pelo infravermelho e a fazer trocos guardarão na memória oo diploma de enfermeiro e pensarão para vocês mesmo: "Será que onde estão aqueles 6 não dava para colocar mais 3 e eu assim ter emprego como enfermeiro?"
Deixem-se de falsos moralismos...Esses serviços precisam de manter mais gente para assegurar situações de excepção como PCR ou doentes descompensados.
Mais uma vez nao estas a respeitar as opiniões dos outros, nomeadamete a opinião do leitor Igor Guerra, aprende a respeitar os outros, e identifica-te, não te escondas por trás de um nome ficticio. Com esse tipo de atitude digo-te já que não és bem vim a este blog... Dorme que o teu mal é sono...
Enviar um comentário